Textos


Alfabetização informacional e midiática, crítica e ciência

Ensaio da doutoranda Andréa Doyle, integrante do Escritos, analisa, em profundidade, as “5 leis da Alfabetização Midiática e Informacional”, desenvolvidas pela Unesco. Texto foi publicado no periódico estadunidense Communications in Information Literacy. Confira.    

Leia mais

O cosmopolitismo da internet e a Ética Intercultural da Informação

Baseado no artigo de Rafael Capurro intitulado “Cidadania na era digital”, o texto de Rodrigo Bessa indaga o que é, na atualidade, ser um “cidadão do mundo”, e aponta para a urgência de encontrarmos um ethos transcultural com componentes democráticos que promovam ativamente a experiência intercultural.

Leia mais

Interseções entre desinformação e competência em informação

Artigo de Ana Roberta Pinheiro Moura, Renata Lira Furtado e Regina Belluzzo mostra que, embora sejam raras investigações das conexões entre desinformação e Arquivologia, há uma crescente relação entre os estudos de competência em informação e o fenômeno da desinformação. Parte disso deve-se às publicações de integrantes do grupo de pesquisa Escritos.

Leia mais

O pensamento crítico que incomoda

Patrono da educação, Paulo Freire tornou-se alvo do atual governo por estimular o "pensamento crítico". Mas o que é esse pensamento e por que incomoda tanto? Em recente artigo, Arthur Bezerra e Aneli Beloni, do Escritos, analisam os sentidos do termo “crítica” em publicações científicas sobre competência em informação.  

Leia mais

Faxineiros da Internet

Trabalhadores precarizados em países periféricos apagam informações das redes sociais para mantê-las “seguras” a usuários de todo o mundo. Mas censura e silenciamentos reduzem a liberdade de expressão enquanto discursos de ódio são disseminados na internet.    

Leia mais