Textos


De mensagens e mensageiros em tempos de pandemias biológicas e informacionais

Contribuição de Rafael Capurro ao Seminário Internacional Escritos, que aconteceu dia 14 de maio e teve como tema a ética em informação em tempos de pandemia.  

Leia mais

Alfabetização informacional e midiática, crítica e ciência

Ensaio da doutoranda Andréa Doyle, integrante do Escritos, analisa, em profundidade, as “5 leis da Alfabetização Midiática e Informacional”, desenvolvidas pela Unesco. Texto foi publicado no periódico estadunidense Communications in Information Literacy. Confira.    

Leia mais

O cosmopolitismo da internet e a Ética Intercultural da Informação

Baseado no artigo de Rafael Capurro intitulado “Cidadania na era digital”, o texto de Rodrigo Bessa indaga o que é, na atualidade, ser um “cidadão do mundo”, e aponta para a urgência de encontrarmos um ethos transcultural com componentes democráticos que promovam ativamente a experiência intercultural.

Leia mais

Interseções entre desinformação e competência em informação

Artigo de Ana Roberta Pinheiro Moura, Renata Lira Furtado e Regina Belluzzo mostra que, embora sejam raras investigações das conexões entre desinformação e Arquivologia, há uma crescente relação entre os estudos de competência em informação e o fenômeno da desinformação. Parte disso deve-se às publicações de integrantes do grupo de pesquisa Escritos.

Leia mais

O pensamento crítico que incomoda

Patrono da educação, Paulo Freire tornou-se alvo do atual governo por estimular o "pensamento crítico". Mas o que é esse pensamento e por que incomoda tanto? Em recente artigo, Arthur Bezerra e Aneli Beloni, do Escritos, analisam os sentidos do termo “crítica” em publicações científicas sobre competência em informação.  

Leia mais