Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), acaba de publicar o Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde.

 

Os seis artigos que compõem o dossiê abordam, em diferentes perspectivas, o fenômeno da desinformação científica que, como aponta o editorial da publicação, “se transformou em um grande problema social, com vertentes em diversas áreas, como na ciência, na medicina, na política e na cultura”.

 

O texto que encerra o Dossiê, intitulado O arco teleológico da ética da desinformação: dos pomadistas de Machado de Assis aos negacionistas da pandemia, é assinado por Arthur Coelho Bezerra e Marco Schneider (pesquisadores do Escritos) em parceria com Rafael Capurro, filósofo uruguaio fundador do International Center for Information Ethics (ICIE), cujo Capítulo América Latina e Caribe é coordenado por Schneider e Bezerra desde 2017. Foi também em 2017 que Bezerra, Capurro e Schneider publicaram a primeira parceria a seis mãos, na Liinc em Revista, editada pelo IBICT (confira aqui o artigo Regimes de verdade e poder: dos tempos modernos à era digital).

 

Neste novo trabalho, os autores analisam as diferentes finalidades das práticas desinformacionais no campo da saúde pública, tendo como objetos de investigação um conto de Machado de Assis, de 1822, e um documento governamental da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, de 2021.

 

O Dossiê pode ser acessado aqui.

 

 

Publicado em 1º de julho de 2022