O Programa Farol – Conexões da Informação, da UFRGS, recebeu o coordenador do Escritos para uma conversa sobre o tema.
O coordenador do Escritos, pesquisador e professor Arthur Coelho Bezerra, do IBICT, concedeu entrevista ao podcast Farol - Conexões da Informação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizado pelos professores Marieta Marks Löw e Rodrigo Caxias, ambos docentes da UFRGS. O tema da entrevista foi desinformação em ambientes digitais e o exercício da cidadania.
A gravação do episódio aconteceu durante a realização do XXI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, em Porto Alegre (RS), em novembro de 2022.
Arthur Bezerra explicou aos entrevistados que a desinformação e a circulação de notícias falsas são assuntos que ele tem pesquisado profundamente nos últimos anos. Mais recentemente, o entrevistado tem dado atenção à questão do negacionismo científico, principalmente durante a pandemia, em diversas frentes, como os movimentos antivacina e o negacionismo ambiental e ecológico.
Segundo Bezerra, existe uma dificuldade de definição conceitual, no ambiente acadêmico, sobre termos como desinformação e fake news. Desinformação, ele explica, pode ser simplesmente falta de informação por ignorância ou por não ter acesso a informação. Mas existe também a desinformação com o propósito e objetivo de enganar: uma produção deliberada de mentira e de negacionismo. O negacionismo, durante a pandemia, se caracterizou como a produção de desconfiança sobre a ciência de forma intencional, cujo propósito é enganar por interesse econômico e político.
Em relação às redes de desinformação em ambientes digitais, o entrevistado contou que cria-se uma cadeia produtiva de desinformação, de ignorância. Os novos regimes de informação por canais digitais são estruturados por algoritmos, com a possibilidade de criar mensagens programáticas voltadas para públicos específicos. Não se trata mais de mídia de massa, e sim de vigilância digital. Com isso, o canal de desinformação se torna ainda mais eficiente.
Bezerra ressaltou, ainda, que se as tecnologias forem orientadas somente para o lucro, o engajamento de redes de pessoas gera dinheiro para as plataformas pelo tempo em que elas permanecem nos ambientes digitais. E isso mostra uma ideologia voltada totalmente para o lucro e que não tem a preocupação com uma construção de uma sociedade melhor. Conforme afirma Bezerra, a desinformação gera lucro para as empresas. Por fim, o Prof Arthur diz que precisamos pensar em tecnologias voltadas para a sociedade e não orientadas para o capital.
Para ter acesso a entrevista completa, clique em: https://open.spotify.com/show/3ZMv2Ez5f7hOHJuHIiDNiM?si=KlYSye-7QySRUhqaTUQW9w&nd=1.
Farol - Conexões da Informação é um programa de extensão do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coorganizado por alunos e professores dos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, e em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMUSPA) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN).
O Farol tem como objetivo disseminar e divulgar a produção científica para vários tipos de públicos, principalmente no formato de podcast, mas também em publicações no Facebook e no Instagram.
Saiba mais, no endereço: https://www.ufrgs.br/farol/o-farol/