Museu da Vida 2022: inclusivo, digital e inovador

 

O pesquisador do Escritos Arthur Bezerra (IBICT) participou na segunda-feira, dia 25 de abril, da série de Seminários do Museu da Vida 2022, que teve como tema “Potencialidades e Desafios da Comunicação e Transformação Digital”. O Museu da Vida é um centro de divulgação científica que resguarda um acervo museológico sobre a história da saúde pública no Brasil, e está situado na Casa de Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz.

 

Embora o Seminário tenha sido direcionado para a comunidade interna do museu, às voltas com a construção do novo Plano Museológico do Museu da Vida para o ciclo 2022 – 2026, o evento foi transmitido pelo canal do YouTube da instituição, permitindo o alcance de um público mais amplo, que participou com perguntas e comentários sobre a fala do pesquisador.

 

Como palestrante único, devido à impossibilidade de comparecimento da outra convidada (Simone Flores, do Museu de Ciência/PUCRS), Bezerra apresentou um diagnóstico crítico do novo regime de informação que se constitui nas redes digitais, trazendo reflexões sobre as potencialidades e desafios das novas formas de comunicação para o enfrentamento da desinformação e do negacionismo científico. “A mediação cultural e científica da informação, que é uma das vocações do Museu da Vida, deve ser valorizada nesses tempos em que o excesso de informação falsa traz problemas de saúde pública”, conta o pesquisador. 

 

Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=A17JXHSSz5w

 

Publicado em 28 de abril de 2022