Mediação algorítmica da informação é debatida em live do IBICT

Em que medida a mediação algorítmica da informação, presente nas mais diversas plataformas da internet, traz obstáculos à autonomia e liberdade dos indivíduos? Na próxima edição do evento Quarta às Quatro, promovido semanalmente pelo IBICT, os pesquisadores Arthur Coelho Bezerra (IBICT), coordenador do Escritos, e Marco Antônio de Almeida (USP) discutirão a mediação algorítmica da informação e suas implicações para a sociedade.

Para abordar o tema, os dois partem do conceito de mediação a fim de problematizar a crença cega na inteligência artificial e no aprendizado de máquina como tecnologias que trarão soluções objetivas para nossos problemas.

Longe de qualquer perspectiva de neutralidade tecnológica, a mediação algorítmica da informação, arquitetada por seres humanos que possuem interesses, falhas e preconceitos, pode aprofundar desigualdades sociais já existentes e atrofiar as perspectivas de diversidade informacional e autonomia fundamentais nas sociedades livres e democráticas.

Os debatedores discutirão, ainda, qual a agenda colocada para os movimentos sociais, culturais e políticos nesse contexto.

O evento será transmitido na quarta-feira, 30 de junho, às 16h, no canal do YouTube do IBICT.

Clique aqui para acessar a transmissão, e aqui para ler o artigo Rage against the machine learning, publicado pelos autores em 2020 na revista Brazilian Journal of Information Science: Research Trends.

 

Publicado em 28 de junho de 2021