Interseções entre desinformação e competência em informação

Por Anna Brisola e Arthur Bezerra
 

A última edição da Ciência da Informação em Revista traz o artigo "Desinformação e competência em informação: discussões e possibilidades na Arquivologia", no qual são mapeadas as interseções entre o fenômeno da desinformação, a temática da competência em informação e o campo da Arquivologia no cenário acadêmico nacional. As autoras Ana Roberta Pinheiro Moura, Renata Lira Furtado e Regina Belluzzo analisam as características da desinformação e citam problemas causados por esse fenômeno, traçando um breve histórico do conceito de competência em informação e destacando a pluralidade de novos termos e conceitos, como transliteracymetaliteracy, competência midiática, competência digital e competência crítica em informação.

O artigo mostra que, embora ainda sejam raras as publicações que investigam as conexões entre a desinformação e a Arquivologia, há uma crescente relação entre os estudos de competência (e de competência crítica) em informação e o fenômeno da desinformação. Parte disso, conforme o estudo revela, deve-se às publicações de integrantes do grupo de pesquisa Escritos nos últimos anos, como as contribuições de Mariana Zattar, Andréa Doyle, Nathália Romeiro, Anna Brisola e Arthur Bezerra listadas por Moura, Furtado e Belluzzo.

Segundo uma passagem de Brisola e Romeiro citada no artigo,  destaca-se a “importância da Competência Crítica em Informação para que os indivíduos possam, além de reconhecer suas necessidades informacionais, buscar fontes seguras, acessar, analisar criticamente a informação, distinguir entre o que é relevante ou não, contextualizar, hierarquizar as informações, utilizar e produzir novas informações. Cabe a esse sujeito entender esta competência como algo adquirido ao longo da vida, que permite resistir ao cenário de desinformação e fake news, bem como se promover como um cidadão que, diante da enxurrada de informações, consegue selecionar criticamente aquelas que são importantes para si”.

Confira os trabalhos de integrantes do Escritos citados na publicação:

A ágora digital, a competência crítica em informação e a cidadania ampliada: uma construção possível - em sua dissertação de mestrado, Anna Brisola procura traçar  um caminho para a discussão da competência crítica em informação voltada ao projeto de uma cidadania ampliada no que chama de ágora digital.

Competência em Informação e Desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação – o artigo de Marianna Zattar apresenta as principais estratégias para avaliação dos conteúdos das fontes de informação utilizando a noção de competência em informação, propondo critérios para que sejam evitados os compartilhamentos de informação duvidosa e outras formas de desinformação.

Desinformação e circulação de “fake news”: distinções, diagnóstico e reação – Anna Brisola e Arthur Bezerra buscam distinguir, neste paper, os conceitos de desinformação e fake news, destacando como estes fenômenos podem afetar a democracia e alertando para a possibilidade do combate às fake news promover a criação de mecanismos de censura.

Contribuição da Teoria Crítica aos estudos sobre regime de informação e competência crítica em informação - neste paper, Arthur Bezerra traz contribuições da teoria crítica, de matriz filosófica e sociológica, para pensar os estudos informacionais que tratam dos conceitos de regime de informação e competência crítica em informação.

Ideologia e Competência Crítica em Informação: um olhar para movimentos de biblioteconomia crítica - o artigo de Andréa Doyle liga os conceitos de ideologia e competência crítica em informação a partir da teoria crítica, buscando uma aproximação entre a academia e movimentos sociais que se dedicam a resistir aos efeitos do sistema capitalista hegemônico.

A competência crítica em informação como resistência: uma análise sobre o uso da informação na atualidade - no artigo, Anna Brisola e Nathalia Romeiro discutem as relações entre a informação e a cidadania a partir da ética e da competência crítica em informação, reforçando a importância desta para resistir à desinformação, às fake news e aos boatos.

 

Publicado em 3 de junho de 2019.