Integrantes do Escritos marcam presença no Enancib 2019

 

O grupo de pesquisas Escritos marcou presença no XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib 2019), com 12 trabalhos aprovados para o evento, realizado entre 21 e 25 de outubro de 2019, em Florianópolis. O artigo Informação, política e poder: 20 anos do conceito de "regime de informação” em Maria Nélida González de Gómez, assinado por Thiara dos Santos Alves, doutoranda do  Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI/IBICT-UFRJ), em coautoria com o professor do programa e coordenador do Escritos, Arthur Coelho Bezerra, ganhou o prêmio de segundo melhor trabalho do GT-1 (Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação).

Thiara apresentou, ainda, o trabalho completo Atores do regime de acesso às informações públicas nas universidades federais brasileiras, no GT-5 (Política e Economia da Informação), em coautoria com o professor do PPGCI/IBICT-UFRJ Marco Schneider, também integrante do grupo de pesquisa. Ainda no GT-5, membros do Escritos, todos vinculados ao programa, tiveram aprovados os seguintes trabalhos completos e resumos expandidos:

- ‘Crowdlaw’ na era dos dados: ética e informação na cocriação digital de leis pelo LabHacker da Câmara dos Deputados, de autoria da doutoranda Ana Lúcia Borges, em coautoria com a também doutoranda Anna Cristina Brisola e o professor Arthur Coelho Bezerra.

Autonomia institucional e Censo 2020: olhar da política de informação, assinado pela doutoranda Marcia Maria Melo Quintslr em coautoria com a professora Ana Maria Barcellos Malin.

- Competência crítica em informação e ética em big data, assinado pela mestranda Aneli Beloni, em coautoria com Arthur Coelho Bezerra.

- Reinvenção dos afetos e novas representações do sujeito nos grupos de whatsapp, da mestranda Arlete Nery, em coautoria com Arthur Coelho Bezerra.

- Celular não é brinquedo: autonomia, ética e liberdade para crianças, de autoria da mestranda Talita Figueiredo, em coautoria com Arthur Coelho Bezerra.

No GT-6 (Informação, Educação e Trabalho), Anna Cristina Brisola também apresentou o trabalho Contribuições freirianas para os estudos de competência crítica em informação: da experiência à práxis, em coautoria com Marco Schneider.

Schneider participou, ainda, da apresentação dos trabalhos Estudo sobre algoritmos em campanhas eleitorais: análise com IRAMUTEQ, resumo expandido em parceria com a mestranda Priscila Ramos Carvalho e o doutorando Marcos Gonçalves Ramos, no GT-5, e Mineração de dados na pesquisa em Ciência da Informação: desafios e oportunidades, no GT-1, assinado pelo doutorando Josir Cardoso Gomes, em que foi coautor também com o professor Ricardo Pimenta, igualmente integrante do Escritos.

No GT-10 (Informação e Memória), Pimenta foi coautor, ainda, nos trabalhos Os documentos digitais: a preservação e sua variável sócio cultural, assinado pela doutoranda Brenda Couto de Brito Rocco, e A memória como fator de impacto no processo de formação leitor: o caso dos alunos de pré-vestibulares comunitários, da doutoranda Patrícia dos Santos Costa.