Infância é tema de novo artigo do Escritos

 

O artigo "As infâncias na Ciência da Informação: onde a práxis é o esperançar mais vivo", escrito por Marcia Azen, Talita Soares Figueiredo e Arthur Coelho Bezerra, todos integrantes do Escritos, foi publicado no conceituado periódico acadêmico Encontros Bibli, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Avaliado com Qualis 2, o periódico publica trabalhos no campo da Ciência da Informação – Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia, Museologia, Gestão da Informação – e áreas correlatas resultantes de pesquisas científicas, ensaios de caráter teórico e estudos de caso.

 

O artigo parte de pesquisas de usuários que atestam que as crianças estão consumindo e produzindo conteúdos em ambientes informacionais digitais que ora desconsideram, ora exploram suas vulnerabilidades ou necessidades. São ambientes que operam um novo tipo de sistema econômico, que busca modular o comportamento das pessoas monetizando dados por meio de vigilância ininterrupta. Nesse sentido, o objetivo da pesqusia de Azen, Figueiredo e Bezerra é apresentar fundamentos e propostas sobre por que e como as infâncias precisam ser tratadas pela Ciência da Informação.

 

Autoras e autor partem da crítica benjaminiana a abordagens metafísicas e instrumentais, tomando a criança como um ser social em construção, de linguagens, culturas e a saberes próprios. O tema é abordado baseando-se na visão da criança como um sujeito que desde os primeiros anos é determinante e determinado historicamente. No texto, a infância é vista como parte importante de um momento histórico.

 

O estudo conclui que a Ciência da Informação possui importantes bases conceituais e suficiente ferramental de análise para constituir-se como suporte ao desenvolvimento de práticas emancipatórias para as infâncias contemporâneas.

 

Leia o artigo completo aqui.

 

 

Publicado em 14 de dezembro de 2023