Nos dias 20 e 21 de outubro o IBICT sediará, no Rio de Janeiro, o terceiro encontro do Capítulo América Latina e Caribe do International Center for Information Ethics (ICIE). O evento é organizado por dois grupos de pesquisa do IBICT, Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i) e Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social (Escritos), coordenados, respectivamente, por Marco Schneider e Arthur Bezerra, pesquisadores titulares do Instituto.
A diretora do IBICT, Cecília Leite, e o coordenador de Ensino e Pesquisa, Gustavo Saldanha, participarão da mesa de abertura do evento, ao lado da diretora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Suzy dos Santos, e de membros do ICIE do Canadá, África do Sul, Jamaica e Brasil. O evento será no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e tem entrada gratuita.
Representantes do Capítulo América Latina e Caribe desde a sua criação, em 2017, Marco e Arthur contam que o encontro terá mesas de debates com participantes de diferentes países do continente, como México, Uruguai, Bolívia e Argentina, além do lançamento de livros e de um filme (veja a programação completa abaixo).
No encerramento do encontro, será lida a Carta do Rio, conforme afirma Marco Schneider: "na véspera do início do evento, pesquisadores e discentes dos grupos de pesquisa Perfil-i e Escritos, responsáveis pela organização do Encontro, terão uma reunião de trabalho a portas fechadas com os palestrantes convidados, para redigir a Carta do Rio. Ao longo do evento, serão colhidas assinaturas para a Carta".
Segundo Arthur Bezerra, a redação da Carta do Rio é uma sugestão de Rafael Capurro, fundador do ICIE. "Seguindo a tradição de edições anteriores do ICIE, a Carta é uma declaração de princípios e metas do Centro, e seu teor estará relacionado à ética da informação e à justiça social, temas do encontro”, disse o pesquisador.
Para participar e receber um certificado, inscreva-se gratuitamente no Sympla. Clique aqui.