Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis é o título do recém-lançado livro organizado por Arthur Coelho Bezerra e Marco Schneider, que traz uma seleção de 14 capítulos de autoras e autores do Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil, além de um capítulo original de James Elmborg, um dos pioneiros no uso da expressão critical information literacy nos Estados Unidos, e três entrevistas em profundidade com pesquisadores que discutem o tema desde o início deste século XXI. Além dos organizadores, participam deste volume, como autoras de capítulo, as integrantes do Escritos Ana Lúcia Alexandre Borges (que também colabora em duas entrevistas), Aneli Beloni, Anna Brisola, Marcia Maria Melo Quintslr, Marianna Zattar e Talita Figueiredo.
Ao longo da obra, são abordados temas como prática pedagógica, engajamento político, protagonismo social, desigualdade, feminismo, infância, terceira idade, desinformação, vigilância e privacidade, dentre outros fenômenos de interesse da sociedade. Tomados em conjunto, os capítulos e entrevistas refletem a amplitude da pesquisa brasileira, em atuais abordagens críticas, sobre as habilidades e competências exigidas pelo mundo contemporâneo, assim como sobre a necessidade de engajamento dos indivíduos nas disputas que permeiam os novos regimes de informação, tendo em vista o compromisso ético com um mundo melhor, menos desigual e mais justo.
A obra teve pré-lançamento no XXI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (XXI ENANCIB) e é parte integrante da Coleção PPGCI 50 anos, que celebra os 50 anos do Programa de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI IBICT UFRJ). Agora, em 2022, o livro ganha seu número de registro (ISBN) e está oficialmente disponibilizado no RIDI, o Repositório Institucional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Em breve, os organizadores realizarão evento de lançamento online deste volume, com a participação de autoras e autores. Acompanhem em http://escritos.ibict.br/ e em http://perfil-i.ibict.br/
Para baixar o livro em pdf, clique aqui.
Dados da obra:
Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis / Arthur Coelho Bezerra; Marco Schneider (org.). – Rio de Janeiro: IBICT, 2022. – (Coleção PPGCI 50 anos) 274p. Disponível em: https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1200 ISBN 978-65-89167-67-9 (digital)
Sumário:
Apresentação
Arthur Coelho Bezerra e Marco Schneider
CAPÍTULOS
Forjando em Freire as bases epistemológicas e de práxis da competência crítica em informação
Anna Cristina Brisola
Educação e competência crítica em informação: análise a partir da pedagogia histórico-crítica
Ana Maria Mendes Miranda
Engajamento crítico e reflexivo: o nível político da competência crítica em mídia e informação (CCMI)
Pablo Nabarrete Bastos
Emancipação na era do trabalho mediado por algoritmos em plataformas digitais
Ana Lúcia Alexandre Borges
Competência crítica e desordem da informação: da atuação dos agentes ao protagonismo social
Maria Lívia Pachêco de Oliveirae Edivanio Duarte de Souza
Autorreflexão, reflexão e ética: o papel da competência crítica em informação na defesa contra a desinformação
Felipe Correa Oliveira de Mello
A competência crítica em informação e o enfrentamento às desigualdades de gênero
Daniella Alves de Melo, Edvaldo Carvalho Alves e Fellipe Sá Brasileiro
Corpo e convencimento: sustentabilidade e ecologia da informação
Flávio Lofêgo Encarnação
A competência crítica em informação no compartilhamento de dados pessoais em aplicativos de vida saudável
Aneli Beloni
Vigiados por todos os lados: competência crítica em informação para assegurar a privacidade de crianças
Talita Figueiredo
A competência crítica em informação como estratégia para minimização de vulnerabilidade social: apontamentos a partir de pesquisa realizada com idosos
Djuli Machado de Lucca
Ação biblioteconômica: relação entre competência em informação e prática informacional
Marianna Zattar, Alberto Calil Juniore Nysia Oliveira de Sá
Ecossistema de dados contemporâneo: conexões com as estatísticas oficiais e a cidadania democrática
Marcia Maria Melo Quintslr
“Recuperando” Alfred Schütz para delineamento do julgamento de relevância na Ciência da Informação: análise do 4º nível da competência crítica em informação
Carla Maria Martellote Viola
Bildung and critical information literacy: notes toward a repair concept
James Elmborg
ENTREVISTAS
Interview with James Elmborg - by Arthur Coelho Bezerra
Interview with Michelle Holschuh Simmons - by Ana Lúcia Alexandre Borges and Arthur Coelho Bezerra
Interview with Eamon Tewell - by Marco Schneider, Ana Lúcia Alexandre Borges and Arthur Coelho Bezerra
POSFÁCIO
Teoria, consciência e práxis: a mediação dialética da crítica
Arthur Coelho Bezerra e Marco Schneider
Publicado em 16 de março de 2022