Atendendo a pedidos, disponibilizamos aqui a bibliografia utilizada no curso de Teoria Crítica da Informação, ministrado nos dias 1º, 2 e 3 de junho de 2020 pelo coordenador do Escritos, Arthur Coelho Bezerra, no âmbito da Escola de Outono do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI IBICT UFRJ).
O curso está disponível no canal do YouTube do PPGCI IBICT UFRJ
O conteúdo do curso é baseado no capítulo do livro iKRITIKA: estudos críticos em informação assinado por Bezerra. O livro está disponível para download gratuito aqui.
Bibliografia do curso:
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M.. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.
ARAÚJO, C. A. A.. Manifestações (e ausências) de pensamento crítico na ciência da informaçÃo. BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 27, n. 2, p. 9-29, 2013.
ARAÚJO, C. A. A.. O que é Ciência da Informação. Belo Horizonte: KMS, 2018.
ASSANGE, J. et. al.. Cypherpunks: liberdade e o futuro na internet. São Paulo: Boitempo, 2013.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Presidential Committee on Information Literacy: Final Report. Chicago: ACRL, 1989.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Information Literacy Competency Standards for Higher Education. Chicago: ACRL, 2000.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Framework for Information Literacy for Higher Education. Chicago: ACRL, 2016.
BAUMAN, Z.. Vigilância líquida: diálogos com David Lyon. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
BENTHAM, J.. O panóptico (organizado por Tomás Tadeu). Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2008
BEZERRA, A. C.. Vigilância e filtragem de conteúdo nas redes digitais: desafios para a competência crítica em informação. In: Anais do XVI ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. João Pessoa: ANCIB, 2015.
BEZERRA, A. C.. Vigilância e cultura algorítmica no novo regime de mediação da informação. Perspectivas em Ciência da Informação (on line), v. 22, p. 68-81, 2017.
BEZERRA, A. C.. Contribuição da Teoria Crítica aos estudos sobre regime de informação e competência crítica em informação. In: Anais do XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação. Londrina: ANCIB, 2018a.
BEZERRA, A. C.; BELONI, A.. Os sentidos da “crítica” nos estudos de competência em informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 208-228, maio/ago. 2019.
BEZERRA, A. C.; CAPURRO, R.; SCHNEIDER, M.. Regimes de verdade e poder: dos tempos modernos à era digital. Liinc em Revista, v. 13, nº 2, pp. 371-380, 2017.
BEZERRA, A. C.; DOYLE, A.. Competência crítica em informação e participação ética em comunidades de aprendizagem. Anais do XVIII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Marília: ANCIB, 2017.
BEZERRA, A. C.; SALDANHA, G. S.. Sobre Comte, Durkheim e Tarde em Otlet: o papel do positivismo na consolidação dos estudos da informação. In: Sarita Albagli. (Org.). Fronteiras da Ciência da Informação. Brasília: IBICT, v. 1, p. 34-56, 2013.
BEZERRA, A. C.; SANCHES, T.. Copyright infringement: between ethical use and legal use of information Anais da 15ª conferência internacional ISKO. Porto, 2018.
BEZERRA, A. C.; SCHNEIDER, M.; BRISOLA, A.. Pensamento reflexivo e gosto informacional: disposições para competência crítica em informação. Informação & sociedade: estudos, João Pessoa, v.27, n.1, p. 7-16, jan./abr. 2017.
BEZERRA, A. C.; SCHNEIDER, M.; SALDANHA, G.. Ascensão e queda da utopia tecnoliberal: a dialética da liberdade sociotécnica. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Florianópolis: ANCIB, 2013.
BRAMAN, S. The Emergent Global Information Policy Regime. New York: Palgrave Macmillan, 2004.
CARDOSO, A. M. P. Retomando possibilidades conceituais: uma contribuição à sistematização do campo da informação social. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, v. 23, n. 2, p. 107-114, 1994.
CAPURRO, R.. Epistemologia e Ciência da Informação. Anais do V ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Belo Horizonte: ANCIB, 2003.
DELEUZE, G. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992, p. 219-226.
DUDZIAK, E. A.. Políticas de competência em informação: leitura sobre os primórdios e a visão dos pioneiros da information literacy. In: ALVES, F. M. M.; CORRÊA, E. C. D.; LUCAS, E. R. O.. Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016.
ELMBORG, J.. Critical information literacy: Implications for instructional practice. The journal of academic librarianship, v. 32, n. 2, p. 192-199, 2006.
ELMBORG, J.. Critical information literacy: Definitions and challenges. In: WILKINSON, C. W.; BRUCH, C. (orgs). Transforming information literacy programs: Intersecting frontiers of self, library culture, and campus community. Chicago, IL: Association of College and Research Libraries, 2012.
FOUCAULT, M.. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2012.
FOUCAULT, M.. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FROHMANN, B. Taking information policy beyond information science: applying the actor network theory. 23rd ANNUAL CONFERENCE OF THE CANADIAN ASSOCIATION FOR INFORMATION SCIENCE, 7–10 de Junho, 1995, Edmonton, Alberta.
FUCHS, C. Towards a Critical Theory of Information. tripleC, 7(2), p.243-292, 2009.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. O caráter seletivo das ações de informação. Informare, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 7-31, 1999.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Novos cenários políticos para a informação. Ciência da informação, Brasília, v. 31, n. 1, p. 27-40, jan/abr 2002.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Regime de informação: construção de um conceito. Informação & sociedade: estudos, João Pessoa, v. 22, n. 3, p. 43-60, 2012.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas formas de poder. Belo Horizonte: Âyiné, 2018.
HOBSBAWM, E.. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HONNETH, A. Teoria crítica. In: GIDDENS, A.; TURNER, J. Teoria social hoje. São Paulo: UNESP, 1999.
HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. In: BENJAMIN, Walter, HORKHEIMER, Max, ADORNO, Theodor W., HABERMAS, Jürgen. Textos escolhidos (Coleção Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1980.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Faróis da Sociedade da Informação: declaração de Alexandria sobre competência informacional e aprendizado ao longo da vida. Haia: IFLA, 2005.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Recomendações da IFLA sobre a literacia informacional e mediática. Haia: IFLA, 2011.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). The Moscow declaration on media and information literacy. Moscow: IFLA, 2012.
HIGH LEVEL EXPERT GROUP ON FAKE NEWS AND ONLINE DISINFORMATION (HLEG). A multidimensional approach to disinformation. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2018.
HOUSE OF COMMONS. Disinformation and ‘fake news’: final report. London: House of Commons, 2019.
HUXLEY, Aldous.. Admirável mundo novo. São Paulo: Globo, 2000.
JACOBS, H. L. M. Information literacy and reflective pedagogical praxis. The Journal of Academic Librarianship, v. 34, n. 3, p. 256-262, 2008.
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
KELLNER, Douglas. Introduction. In: KELLNER (org.). Towards a Critical Theory of Society. London and New York: Routledge Press, 2007.
LYON, D.. Surveillance studies: an overview. Cambridge: Polity Press, 2007.
MARCUSE, H.. O homem unidimensional: estudos da ideologia da sociedade industrial avançada. São Paulo: EDIPRO, 2015.
MARX, K.. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, K.; ENGELS, F.. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MARX, K.. O Capital. Livro I, v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
MARX, K.. Manuscritos Econômico-filosóficos de 1844. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, K.; ENGELS, F.. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo : Boitempo, 2007.
MELO, R.. Teoria crítica e os sentidos da emancipação. Cadernos CRH, vol.24, no.62, Salvador May/Aug. 2011.
MOSTAFA, Solange. P. Epistemologia da Biblioteconomia. 1985. 147 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1985.
O’NEIL, C. Weapons of math destruction. New York: Crown Books, 2016.
ORWELL, George. 1984. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
PINHEIRO, L. V. R.; LOUREIRO, J. M. M. Traçados e limites da Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília: v. 24, n. 1, p. 42-53, jan./jul. 1995.
SHANNON, C.; WEAVER, W.. The mathematical theory of communication. Illinois: University of Illinois Press, 1964.
SEALE, M. The Neoliberal Library. In: Information Literacy and Social Justice: Radical Professional Praxis. Library Juice Press, 2013, pp. 39-61.
SIMMONS, M. H.. Librarians as disciplinary discourse mediators: using genre theory to move toward critical information literacy. Libraries and the Academy, Baltimore, v. 5, n. 3, p. 297-311, 2005.
TEWELL, E. A decade of critical information literacy: A review of the literature. Communications in Information Literacy, 2015, 9 (1), pp. 24–43.
VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D.. Competência informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação. Brasília, v. 38, n.3, p.130-141, set./dez., 2009.
ZURKOWSKI, P. Information Services Environment Relationships and Priorities. Related Paper, nº 5. Washington D.C: National Commission on Libraries and Information Science, 1974.